Porque Crer na Trindade?

25/11/2008 18:16

A DOUTRINA DA TRINDADE  - UMA DEFINIÇÃO CORRETA DA DOUTRINA

Eis uma definição correta da doutrina. Na Divindade há três Pessoas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Adoramos um só DEUS em Trindade e a Trindade em unidade, nem confundindo as Pessoas, nem separando a substância, na verdade, uma é a pessoa do Pai, outra a do Filho outra a do Espírito Santo: mas uma só a Divindade do Pai, do Filho e do Espírito Santo: igual é a glória eterna do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Onipotente é o Pai, Onipotente é o Filho, Onipotente o Espírito Santo... assim, o Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus; e, no entanto, não são três deuses, mas Deus é um só. O Pai por ninguém foi feito, nem criado, nem gerado, o Filho só pelo Pai foi: não feito, nem criado, nem gerado, mas Dele procede... e nesta Trindade nada é primeiro ou posterior: nada maior ou menor; mas todas as três pessoas são eternas e iguais. Portanto, por tudo, assim como já foi dito, deve ser adorada a Unidade na Trindade e a Trindade na Unidade. Portanto, quem quiser a salvação assim creia da santíssima Trindade.

 Porque Crer na Trindade?

Porque assim ensinou Jesus Cristo e assim creram os apóstolos.

a)     Muitíssimas vezes Jesus declarou ser Ele o Filho de Deus, igualando-se inteiramente a Deus, de modo que os Judeus queriam matá-lo (João 5.16-18; 8.56-58; 10.30-33). Portanto. Deus tem um Filho. De outro lado, é manifesto que “Eu e o Pai somos um” (João 10.30). não são dois deuses – Deus é um - mas três pessoas que, embora distintas, compartilham os mesmo atributos.

b)    Cristo fala também do Espírito Santo como uma pessoa distinta, em nível idêntico ao seu. O mesmo titulo “Paracleto”, traduzido por “Consolador”, e aplicado ao Espírito Santo em João (14.16,26 e 15.25, ) é usado com referência a Cristo em 1 Joao (2.1) “Advogado”. E em Atos ( 5. 3-4 ) a Bíblia chama o Espírito Santo de Deus.

c)     A Bíblia reconhece a personalidade tanto ao Pai, como ao Filho e ao Espírito Santo; em nenhum momento consta na palavra de Deus a existência de mais de um Deus verdadeiro Dt.( 32.39), Is. (42.8).

Portanto, ide e fazei discípulos em todas as nações, batizando em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Mt.(28.19) .

CLEITON BRAGA  

Auxiliar da Assembléia de Deus de Poção de Pedras-MA.

Voltar