Plantando e Semente

08/12/2008 12:22

“ E, ajuntando-se a ele uma grande multidão, e vindo ter com ele gente de todas as cidades, disse por parábolas:Um semeador saiu a semear a sua semente, e, quando semeava, caiu alguma junto do caminho e foi pisada, e as aves do céu a comeram. E outra caiu sobre pedra e, nascida, secou-se... outra caiu entre espinhos, e, crescendo com ela os espinhos, a sufocaram; E outra caiu em boa terra e, nascida, produziu fruto...”

O Senhor Jesus apresentou esta parábola a uma grande multidão que estava a lhe seguir. Terminado então estas palavras os discípulos o interrogaram para saber o que significava esta parábola e disse Jesus:“A vós vos é dado conhecer os mistérios do Reino de Deus, ..., . Esta é, pois, a parábola: a semente é a palavra de Deus;” Lc 8.4-15.

Não mudando o que disse Jesus nem a clareza de sua explicação creio que Cristo tinha mais a nos fazer conhecer através desta parábola. Ele diz que aos discípulos e somente a eles, não aos seguidores, é dado o conhecimento dos mistérios do Reino de Deus. A diferença de discípulo e seguidor de Cristo se consiste em um grau de ligação ou comunhão do discípulo que o leva a ser tão parecido com o seu mestre que aqui se trata de Jesus, que ele executa as mesmas obras, imitando-o em sua vida.

Parece que ser um discípulo não é então uma tarefa tão fácil assim, imitar a Cristo aparentemente seria algo impossível, imagine você nesta posição de discípulo andando por sobre as águas, transformando água em vinho, ressuscitando mortos, você neste momento nem estaria lendo esta mensagem porque teriam multidões atrás de você. Mas considerando o que o apóstolo Paulo disse em 1 Coríntios 11.1 e também em Efésios 5.1 vemos que a bíblia declara que devemos ser iguais ao Mestre, Nosso Senhor Jesus.

O próprio Senhor disse que em seu Nome e ao que crer Nele fará as mesmas obras que Ele faz (Jo 14.12).

Então o que dizer? Estaremos perplexos com o que disse Jesus a nosso respeito ou ficaremos envergonhados porque não vemos as obras de Cristo através de nós?

Para isso eu trouxe a parábola do semeador. Jesus disse que a semente é a Sua palavra, Cristo então seria, em seu tempo de encarnação, o semeador. Um semeador que verdadeiramente plantou a semente em uma terra boa, a melhor semente e a mais excelente terra vemos isso pelo maior presente do seu fruto: a salvação.

Agora é chegado o nosso tempo, Cristo já deu a ordem para plantarmos a sua semente o dia da Grande Ceifa está próximo, e cabe a você saber aonde tem plantado sua semente. Ou para trazer isto para sua vida, aonde você tem investido o chamado que Deus lhe deu. Os chamados realmente são diversos, e todos possuem um, é algo particular do próprio Deus pra você. E aonde você tem plantado ele é o que mais importa.

Alguns estão o abandonando a beira do caminho de sua vida, estão deixando que o diabo tire do seu coração aquilo que Deus deu para você, estão entregando a família, deixando de viver pela fé, olhando para as dificuldades e desistindo, a ponto de sentirem vontade de deixar a própria vida; outros não estão levando a sério o que Deus tem lhe dado, constroem planos e projetos, crescem, mas esquecem que a raiz de tudo está na sua comunhão com Pai e toda árvore sem raízes infelizmente, cai! Cai diante do vento, das tempestades, dos problemas. Por isso encontramos muitos que já foram grandes, já estiveram em posições altas e hoje estão derrubados, caídos, sem perspectiva.

Tudo que fizeram construíram sem a base da comunhão.

Mas ainda há outros que ainda vão mais adiante, estes crescem possuindo uma base sólida, chegam a níveis de prestígios, seja na posição social, econômica, religiosa, mas permitem que os espinhos, aquilo que um dia eram de pouca importância, cresça junto; Jesus chega a chamar estes inimigos de “raposinhas”, aqueles que é indetectável a princípio, de pouca importância, é uma arrogância ali, um pouquinho de ganância por outro lado, sentem o “gostinho” do poder, e então quando se pegam os frutos estão imperfeitos. A semente não vingou, a árvore está cheia pragas, as raízes e princípios estão ressecados, o coração machucado, a moral ofendida. Resta então ao lavrador cortar e jogar no fogo, porque pra nada mais serve.

Muitos cristãos estão nesta situação, deixando o chamado universal do Mestre e não querendo conhecer o chamado pessoal de Deus pra suas vidas e assim correndo um grande risco. Disse Jesus: “Eu sou a Videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.” Jo15.1-2.

Agora está em tuas mãos decidir e mudar a sua condição, para muitos é voltar ao caminho, rever os conceitos mudar os valores, recuperar suas sementes para plantá-las em um terreno fértil; para outros é adubar as raízes, cavar o solo e fortificar a base, tirar as pedras que cobriram seu caminho, limpar as más recordações, perdoar aquilo ou aqueles que se tornaram um peso em seus corações; só resta então dizer a você que tanto cresceu e hoje o fruto está pragueado, defeituoso e cheio de imperfeições que o
Pai é o lavrador e sua maior dádiva é a misericórdia é limpar para que dê mais frutos e frutos bons, basta tornar-se a Ele e então se tornará para ti, é preciso que você saia da vontade permissiva de Deus para então entrar em sua plena vontade; o maior de todos os presentes Deus já lhe deu, promessas e o seu cumprimento os quais só dependem de você para que as maravilhas do Sol da Justiça resplandeça em sua vida..

A Graça de Cristo

Fernando Tancredo Jr - Pastor Evangelista - Desenvolvimento e Administração. 

Voltar