OS QUATRO SEGREDOS DO AVIVAMENTO

03/12/2008 11:09

Texto Bíblico: Habacuque 3.1-2

INTRODUÇÃO: Neste texto bíblico, encontramos os quatro segredos de um avivamento. Cada avivamento que o povo de Deus tem experimentado através da história, é Deus ouvindo a oração do seu povo. A palavra de Deus é fonte geradora de avivamento. O temor do Senhor gerado no coração das pessoas pela palavra de Deus, provoca o inicio de um avivamento. E, o avivamento é sempre uma obra da misericórdia de Deus. Portanto, oração, palavra, temor de Deus, e misericórdia Divina, são os quatro segredos do avivamento.

1- “Oração do profeta Habacuque”

1.1- O primeiro segredo do avivamento é sempre a oração (2 Cr.7.14).   
1.2- Os grandes avivamentos descritos na Bíblia e documentados através da história cristã, começaram sempre pela oração.
1.3- O primeiro avivamento registrado após a queda do homem, se deu quando um descendente de Adão, chamado Enos, começou a invocar o Nome do Senhor (Gn.4.26).
1.4- O avivamento no monte Carmelo, só se deu após o profeta Elias orar ao Senhor (1 Rs.18.30-39).
1.5- O maior avivamento da história se deu no Dia de Pentecostes, após intensa campanha de oração (At.1.14 e 2.1-4). Portanto, a oração é o primeiro grande segredo para o avivamento.

2- “Ouvi, Senhor, a tua palavra”

2.1- O segundo segredo do avivamento é a palavra do Senhor (Hb.3.2).
2.2- Não pode existir avivamento genuíno e duradouro, se este não for originado pela palavra de Deus (At.19.20)
2.3- O avivamento de Judá nos dias do rei Josias, só se deu depois que o sacerdote Hilquias anunciou: “Achei o Livro da Lei na Casa do Senhor”.
2.4- O avivamento nos dias de Esdras e Neemias se deu através da leitura expositiva da palavra do Senhor (Nee.8.1-12).
2.5- Os grandes avivamentos registrados nos Atos dos Apóstolos e através da história Cristã, sempre se deu através do poder da palavra de Deus (At.6.7; 12.24 e 19.20).

 

3- “ e temi”

3.1- O temor do Senhor provocado no coração das pessoas pela pregação da palavra do Senhor, é a porta de entrada para o avivamento individual e coletivo (SL.119.25).
3.2- O temor do Senhor que veio sobre os ninivitas , levando eles ao arrependimento no pó e na cinza, se deu após eles terem ouvido a pregação do profeta Jonas (Jn.3.1-10).
3.4- O temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência (Jó.28.28). Ter um coração sábio e apartar-se do mal, são sinais claros de um avivamento pessoal.

4- “na ira lembra-te da misericórdia”

4.1- A misericórdia de Deus é o quarto segredo de um avivamento (Lm.3.22).
4.2- Todo avivamento ocorrido através da história é obra da misericórdia divina. Em 2 Cr.30.9, o próprio rei Ezequias reconheceu isso, dizendo: “Porque, em vos convertendo ao Senhor, vossos irmãos e vossos filhos acharão misericórdia perante os que os levaram cativos e tornarão a esta terra; porque o Senhor, vosso Deus, é piedoso e misericordioso e não desviará de vós o rosto, se vos converterdes a Ele”.
4.3- O próprio avivamento em Nínive, foi uma obra da misericórdia e compaixão divina (Jn.3.10 e 4.10-11).
4.4- Avivamento, é o transbordar da misericórdia divina sobre nossas vidas, pois, o avivamento sempre acontece, quando o povo está na sua pior condição espiritual (Lm.5.21). 

CONCLUSÃO: Para o teólogo James Buchanan “Um avivamento da religião, consiste em nova vida espiritual transmitida aos mortos e de nova saúde espiritual transmitida aos vivos”.

Pr. Erivaldo de Jesus

Voltar