IMPORTANTES DICAS DE PORTUGUÊS COM EXEMPLOS BÍBLICOS

17/11/2008 10:00

 

ESTE É O LOUVOR QUE MAIS GOSTO OU ESTE É O LOUVOR DE QUE MAIS GOSTO?

Quem gosta, gosta de alguma coisa ou de alguém. Diga-se, portanto: Este é o louvor de que mais gosto (e não: Este é o louvor que mais gosto). Igualmente: Este é o versículo de que mais gosto (e não: Este é o versículo que mais gosto). / Esta é a aula de que mais gosto (e não: Esta é a aula que mais gosto).

SAIBA NAMORAR SEGUNDO A GRAMÁTICA

Do ponto de vista gramatical, o verbo namorar jamais deve ser usado com a preposição com. Por exemplo: “Ela namora com o filho do pastor”. / “Ele namora com uma descrente”. / “Ninguém queria namorar com a viúva”. Neste caso deve-se empregar a regência direta, ou seja, sem a preposição. Assim: Ela namora o filho do pastor. / Ele namora uma descrente. / Ninguém queria namorar a viúva.

SOMOS EM CINCO OU SOMOS CINCO?

Diz-se corretamente: Somos cinco (e não: Somos em cinco). Igualmente: Éramos cinco (e não: Éramos em cinco. Exemplos da Bíblia: “Somos doze irmãos, filhos de nosso pai” (Gn. 42:32). / “E os homens de Judá eram quinhentos mil homens” (2 Sm. 24:9).

PAI, AVÔ, BISAVÔ E...?

Segundo os dicionários, a seqüência correta é: pai, avô, bisavô, trisavô, tetravô etc. Se tomarmos como exemplo o rei Davi, concluiremos que ele foi: pai de Salomão, avô de Roboão, bisavô de Abias, trisavô de Asa e tetravô de Josafá.

O PREÇO DAS BÍBLIAS SUBIU OU O PREÇO DAS BÍBLIAS SUBIRAM?

A construção gramaticalmente correta é a primeira (O preço das Bíblias subiu), já que o núcleo da frase é a palavra preço, que está no singular. Outro exemplo: O nível dos rios subiu (e não “subiram”).

VOCÊ COSTUMA DIZIMAR?

De acordo com os dicionários, dizimar significa matar um em cada grupo de dez, destruir grande número, diminuir o número de. Assim, ao pé da letra, tal verbo não deve ser usado com o sentido de dar o dízimo. Em vez de dizer, por exemplo: “Ele ainda não dizimou este mês”, diga-se: Ele ainda não deu o dízimo este mês. Exemplos da Bíblia: “E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo” (Gn. 14:20b). / “E eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança” (Nm. 18:21a). / “Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo” (Lc. 18:12). / “A quem também Abraão deu o dízimo de tudo” (Hb. 7:2a).

A GENTE VAI AO CULTO OU A GENTE VAMOS AO CULTO?

A forma correta é com o verbo no singular: A gente vai ao culto (e não “a gente vamos”). Igualmente: A gente não deve esperar bons conselhos dos ímpios (e não “a gente não devemos”). / A gente é fiel a Deus (e não “a gente somos”).

NÃO CONFUNDA SOB COM SOBRE

Sob significa debaixo de, por baixo de, no governo de. Exemplos da Bíblia: “E Davi enviou o povo, um terço sob o mando de Joabe, e outro terço sob o mando de Abisai, filho de Zeruia, irmão de Joabe, e outro terço sob o mando de Itai” (2 Sm. 18:2a). / “E o Senhor deu um salvador a Israel, e saíram de sob as mãos dos sírios” (2 Rs. 13:5a). / “Pois também eu sou homem sob autoridade” (Mt. 8:9a).

Sobre equivale a em cima, na parte superior de, por cima de. Exemplos da Bíblia: “E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas” (Gn. 1:2). / “Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra!” (Sl. 8:9). / “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós...” (At. 1:8a).

Colaboração: Das Matheus - www.dasmatheus.com.br

Voltar