CRISTO É A NOSSA PÁSCOA

17/11/2008 10:07

I Co. 5:7

Porque Cristo é a nossa páscoa?

1- Ele tem a preeminência em nossa vida Ex. 12:1, 2

Páscoa, na língua hebraica é pessach, que significa passagem ou passar por cima.

E esta idéia esta implícita em versos que referendam a esta festa em Ex 12.11,23, 27. A páscoa celebrava-se com a morte de um cordeiro no dia 14 de Abibe (cf. Êx13. 4). Abibe significa espigas verdes e corresponde ao primeiro mês do calendário hebraico. Durante o exílio, este nome foi substituído pelo nome babilônico Nisã, que significa, começo, abertura. Em nosso calendário este mês corresponde a março-abril. Neste estudo, estudaremos acerca do significado da páscoa.

2- Exige responsabilidade pessoal Ex. 12:3a

...tome cada um para si um cordeiro...

3- Páscoa é inclusão Ex.12:3

Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família. Nos dias do segundo templo, todos os israelitas, inclusive as mulheres, que viviam dentro de um raio de 31 dias de jornada de Jerusalém (cerca de 1.500 km) vinham participar da festa. A população em Jerusalém aumentava drasticamente, passando de cerca de 50 mil habitantes para pelo menos 200 mil, Flávio Josefo (um historiador judeu da época de Jesus) chega a falar de uma multidão de 3 milhões de peregrinos na cidade (Guerra dos Judeus, ii.14.3; vi.9.3). 

 

 

 

Muitos desses peregrinos eram hospedados gratuitamente pelos habitantes da cidade em suas casas, pois Jerusalém era considerada a propriedade comum de todos os judeus do mundo. Em gratidão, os peregrinos normalmente deixavam as peles dos animais sacrificados como um presente para os seus hóspedes. Uma grande multidão procurava abrigo nas cidades e vilarejos vizinhos de Jerusalém, ou acampavam nos campos ao redor da cidade.

4- A Páscoa significa libertação.

A Páscoa surge como a festa que marcava o fim da opressão escravizadora de Faraó sobre o povo hebreu. A profecia a Abraão revelava que seus descendentes ficariam sob o domínio de uma terra estranha por 400 anos, mas que depois eles seriam libertados e sairiam com grande riqueza (cf. Gn 15: 13,14). E isto de fato ocorreu, mas não antes que esta festa fosse celebrada. E um pequeno detalhe, se esta festa era a festa da libertação, porque então ela foi celebrada antes da libertação propriamente dita?

5- A Páscoa significa também salvação da família Êx 12:3.

“... Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro... para cada casa". Observem que a promessa de Deus era que por meio do sacrifício de um cordeiro cada casa era salva do destruidor. Faraó havia dito ao povo hebreu que eles podiam ir, mas sem os seus filhos (cf. Ex 10:8-11).

7- A Páscoa é pureza.

O cordeiro pascoal era separado no décimo dia de Abibe (abril) e examinado minuciosamente antes do seu sacrifício no dia 14 de Abibe, pois o cordeiro tinha que ser "... imaculado".

Quando Lucas registra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém poucos dias antes da crucificação, o faz exatamente na hora em que o povo estava trazendo os seus cordeiros pascoais para serem examinados pelos sacerdotes. Segundo Hebreus 7:26 Jesus tinha que ser declarado "... Santo, irrepreensível, imaculado, e inviolado pelos pecadores".

O exame dos sacerdotes

O cordeiro da Páscoa era submetido a um exame pelos sacerdotes que o julgavam, com base no exame de sua perfeição, apto para ser sacrificado. Quando lemos o relato de Mateus 22 do verso 15 ao 46, encontramos Jesus, o cordeiro de Deus, sendo examinado pelos herodianos, saduceus, escribas e fariseus e nenhum deles conseguiu achar nele nenhum defeito que o incriminasse e eles mesmo ficaram sem condições de responder-lhe nenhuma palavra ( cf. Mt 22:46). 
 
Exame feito pelas autoridades civis

Em Jo 18:12, 28, encontramos Jesus sendo preso e levado ao tribunal na casa de Caifás. Naquele momento também, os cordeiros pascoais estavam também sendo examinados.

E Caifás queria evidências para o entregar a Pilatos, mas não as encontrou; por isso, ao invés de apresentar ofensa, disse apenas que se Ele não fosse ofensor não seria entregue (cf. Jo 18.29). Pilatos por sua vez, após ter examinado Jesus, "... não achou nele crime algum..." (cf. Jo 19.4). E com estas palavras, o veredicto legal e civil estava dado e três vezes Pilatos declarou que Jesus era inocente (cf. Jo 18: 28; 19: 4, 6).

"E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça; porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus e, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós; porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus e, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós." (LC 22: 15- 20).

Neste episódio, ocorrido pouco antes da prisão e morte de Jesus, Ele introduz naturalmente a Ceia como substituta da festa pascoal do Antigo Testamento. Se observarmos, esta evidente que o Senhor não terminou a refeição pascoal antes de instituir a Ceia, antes, a ceia esta intimamente ligada à refeição pascal. O pão que era comido com o cordeiro na páscoa foi consagrado para um novo uso pelo Senhor e o terceiro cálice, que era chamado de cálice da bênção, foi usado como segundo elemento na ceia. Desta forma percebemos que a Páscoa foi trocado por Jesus pela Ceia.

5- Páscoa revela o poder do sangue Ex 12:7.

1º Quatro armas da igreja: a palavra, o Espírito Santo, o nome de Jesus e o sangue de Jesus
2º O sangue foi uma marca de distinção
3º O sangue foi uma marca de  identificação

6- A páscoa obrigava comer as partes difíceis do cordeiro v.9

1-A cabeça: Ele é o controle absoluto da nossa vida  2-Os pés: Ele dirige nossa vida 3-A fressura: Devemos nos alimentar daquilo que está no interior de Cristo.

FRESSURA=Conjunto das vísceras (entranhas, intestinos) mais grossas (pulmão, fígado, coração)

8- A páscoa é compromisso agora v.11 - Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do SENHOR.

 

9- A páscoa representava a libertação do passado, a proteção do presente e promessa do futuro de Israel Ex.12:14.

Colaboração: Das Matheus - www.dasmatheus.com.br

Voltar