Como podemos mostrar a constância de Cristo?

02/12/2008 18:26

Família Cristã 
 
Em 2 Tessalonicenses 3:5, Paulo diz: “Ora, o Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e à constância de Cristo.” Aprendemos amar porque Deus nos amou (1 João 4:11 ,19). Mas Paulo diz que devemos também aprender a constância de Cristo.A palavra grega traduzida “constância” no Novo Testamento significa estabilidade, paciência, lealdade perseverança e firmeza. É “a característica da pessoa que não se desvia de seu propósito e de sua lealdade, fé e piedade mesmo diante das maiores provações e sofrimentos” (Strong). Jesus forneceu o exemplo perfeito de constância, enfrentando provações e sofrimento sem desviar do seu propósito definido pelo Pai.Nós devemos imitar a estabilidade de Cristo, mesmo quando enfrentamos tentações e dificuldades. Pessoas que são zelosas nos momentos bons mas que desistem quando encaram dificuldades ainda não têm apren-dido a constância de Cristo. Paulo regozijou-se na constância dos discípulos (2 Tessalo-nicenses 1:4). Ele disse que a constância deve ser característica do homem de Deus (1 Timóteo 5:11), e que os homens idosos devem ser estáveis (Tito 2:2).

Sejamos constantes no amor fraternal (Hebreus 13:1). Não amemos apenas nos momentos de alegria, mas também na face de tristezas e tribulações. E acima de tudo, precisamos de constância em nosso temor a Deus, pois assim seremos abençoados (Provérbios 28:14).

Jesus teve a dedicação e o auto-domínio para fazer a vontade de Deus mesmo quando se tornou difícil. Para sermos constantes em Cristo, precisamos da disciplina para fazer o certo e tomar as medidas que trarão crescimento. Devemos desenvolver a nossa espiritualidade, nos dedicando ao louvor (Salmo 71:6) e a oração (1 Tessalonicenses 5:17). Devemos sempre regozijarmos em Cristo (1 Tessalonicenses 5:16; Filipenses 4:4). Para crescer na gratidão pelo amor de Deus, precisamos estudar e aplicar a palavra em nossas vidas (1 Timóteo 4:13,15-16). Progredindo assim na fé, vamos nos dedicar mais e mais ao amor e à edificação dos nossos irmãos (Hebreus 13:1; 10:24-25).

Devemos desenvolver a constância em todas as áreas da nossa vida. Considere alguns pontos em que precisamos da establidade:

 

Em nossas atitudes sobre o pecado e a justiça. Deus fará uma distinção eterna (João 5:28-29). O pecado é pecado independente de quem o comete.

Em nossa determinação de servir a Deus. Não servimos de vez em quando, ou apenas quando sentimos animados.

Na instrução e disciplina dos nossos filhos (Efésios 6:4). Pais precisam estabelecer limites bem definidos e ajudar os filhos a aprenderem viver conforme os princípios de Deus.

No compromisso de casamento. Quando eu me casei, prometi amar e ser fiel durante toda a vida. Preciso ser constante nesse compromisso.

Em palavra. O discípulo de Cristo fala a verdade, sempre (Mateus 5:37; Efésios 4:25).

Por Dennis Allan
Fonte: Estudos da Biblia 

Voltar